6 razões pelas quais a mídia social não pode ajudar a salvar o seu negócio

Todos nós já ouvimos as incríveis histórias de sucesso de empresas sobre como a mídia social é a razão pela qual elas são bem sucedidas e prosperam sobre seus concorrentes. Enquanto algumas empresas podem estar lucrando, outros poderiam estar prejudicando-se com elas. As mídias sociais não proporcionam só momentos felizes e muito dinheiro.

6 Reasons Why Social Media Can NOT Help You Save Your Business

Há certos aspectos que poderiam ferir gravemente um negócio ou drenar todos os seus recursos sem dar nada em troca. Enquanto todos nós gostaríamos de apenas estar à bordo do trem da mídia social e começar a arrecadar o dinheiro, mas não funciona dessa maneira. Aqui estão seis razões pelas quais a mídia social não vai salvar o seu negócio.

Quantidades elevadas de Competição

High Amounts of Competition

As mídias sociais estão abarrotadas de empresas acostumadas a lidar com propaganda estratégica, e elas têm feito, e bem, esse trabalho há anos só que em outros canais de comunicação. Elas sabem como se posicionar, o tipo de retorno que alcançarão, como superar problemas, e assim podem até manipular as mídias sociais a seu favor. Não estou dizendo que você não vai ser capaz de aprender sobre os meandros das mídias sociais, assim como eles fizeram, eu só estou dizendo que, mesmo se você fizer isso, você ainda terá de lidar com a concorrência. Considerando que você está apenas começando nesse jogo, por outro lado, eles estão com a corda toda e "laçando" os potenciais clientes.
Você vai precisar de jogo-de-cintura para conseguir maneiras de abocanhar uma pequena fatia desse mercado para, só então, sentir se as estratégias dentro das mídias sociais valerão a pena.
Então, vamos dizer que você tem estudado muito sobre marketing de mídia social e como implementá-lo em sua estratégia, que é "tudo-de-bom", mas por que o público optaria pela sua empresa que a de seus concorrentes? Afinal, eles provavelmente têm lidado com a outra empresa o tempo todo, então eles têm mais lealdade, confiança e história. Você tem um longo caminho pela frente para tentar conquistar clientes oriundos de outras empresas estabelecidas.

Investimento de longo prazo

Long Term Investment

Quando alguém que não tem muito conhecimento em marketing dentro das mídias sociais, vê ou ouve histórias de sucesso da concorrência, começa a pensar que, só porque existem milhões de usuários dentro das mídias ele irá vender seu produto ou serviço "igual água". Este definitivamente não é o caso. A boa campanha de marketing de mídia social requer um longo tempo antes que venha mostrar alguma melhoria na conversão. Não é algo que você pode confiar para fazer vendas ou firmar compromissos. É algo que você ira usar para auxiliar no aumento da visibilidade global do seu negócio, e aí, esperar pessoas atraídas para o seu site através do conteúdo que você postar e outras estratégias que você implementar.


N
ormalmente demora alguns meses só para sentir alguma melhoria na quantidade de seguidores de seus perfis. Então, ele pode demorar mais alguns meses para chegar até as pessoas simpáticas ao seu negócio e convencê-los a visitar o seu website. As pessoas usam as mídias sociais para interagir e consumir conteúdo. Será que eles eventualmente acabam comprando coisas? Sim, mas isso não significa que eles estão ligados e prontos para comprar. O seu concorrente está há mais tempo trabalhando para apresentar seus produtos e serviços, proporcionando cada vez mais informações e cultivando no futuro cliente o desejo de adquirir o objeto da campanha, então depois de tudo isso, é provável que ainda tenham que convencer o cliente a fechar a compra. Esse não é um processo simples, curto ou certeiro.

Requer profissionais e horas diárias

Requires A Lot of Man Hours Everyday

Outra razão para sua empresa não confiar em retorno derivado de mídias sociais é a quantidade de trabalho para atingir a meta e depois se manter dentro de uma média. Você terá que criar conteúdo, possuir uma base regular, manter o público envolvido, atrair novos espectadores, interagir com todos, e a cima disso tudo, implementar a sua estratégia de marketing para realmente convencer essas pessoas a comprar de você. Nós não estamos falando de quantos meses vai demorar para as mídias sociais se mostrarem rentáveis, estamos apenas a falar de quantas horas você vai ter que investir por dia para ter uma chance de sucesso. Mesmo depois de tudo dito e feito, a mídia social não é uma maneira garantida de aumentar sua receita. Após um ano de muito trabalho e contratação de pessoas para gerenciar sua campanha, você ainda pode não estar vendo os lucros.
Comunicando-se com o seu público vai levá-lo a gastar mais horas que você está disposto a gastar. A parte difícil é, quanto mais pessoas que você atrai, mais tempo você terá de passar a falar com elas. Assim, num primeiro momento, quando você tem apenas 1 ou 2 seguidores, pode não parecer que você gasta muito temo. Basta esperar até que você tenha mais de 100, 300 seguidores ativos.
Se você tem um orçamento saudável para investir em sua campanha, você pode optar por contratar algumas pessoas para executar toda a campanha para você. Este é geralmente o que todos os outros negócios de sucesso faz, porque é quase impossível para apenas uma pessoa para lidar com uma presença na mídia social bem sucedida. Se a sua empresa está em uma situação ruim e você consegue encontrar quaisquer fundos adicionais para alocar para as mídias sociais, você vai estar tentando gerenciar a coisa toda sozinho. Como eu disse, pode ser quase impossível. Você pode ser capaz de fazê-lo, mas deverá estar preparado para passar a maior parte do seu tempo lidando com material de mídia social.

Não jogar dinheiro no ventilador

Can't Throw Money at It To Make It Profitable

Algumas empresas tentam usar a boa técnica de marketing à moda antiga de jogar o máximo de dinheiro que puderem em publicidade na esperança de que ela vai trazer de volta algum lucro. Nada de abundância de anúncios e serviços pagos em sites de mídia social, não espere que essa atitude transforme seu negócio em um case de sucesso. Existem algumas razões para isso.
Em primeiro lugar, a lealdade e a confiança das pessoas não pode ser comprado facilmente. Eles podem ver o anúncio e, em seguida, clique sobre ele, mas no final, eles provavelmente só irá comprar de outra empresa que eles estão mais familiarizados. Claro, você pode ter algumas vendas aqui e ali, mas você estará gastando muito mais dinheiro contratando os anúncios que recebendo dividendos. Conquistar mais clientes em mídias sociais não se trata apenas de apresentar seus produtos ou serviços, é sobre fazer uma conexão com as pessoas, ganhando sua confiança e permitindo-lhes tomar a decisão de comprar de você. Depois de muito tempo e esforço, mais e mais pessoas tornam-se atraído por você.
Outra razão será que os usuários de mídias sociais já não estão saturados e sem paciência para propaganda. Uma boa quantidade de pessoas começaram a usar programas bloqueadores de anúncios para não ter de lidar com propagandas, mas mesmo que eles não usem esses programas, eles normalmente vão simplesmente ignorá-las. As propagandas são geralmente nos mesmos lugares nos sites, para que os usuários saibam exatamente onde focar seus olhos para o conteúdo desejado. Quanto mais expostas são, menos eficazes aquelas propagandas se mostram.

Marca Ruim

Bad Branding

A maioria das empresas irá associar as mídias sociais com boas estratégias de marca e obter mais visibilidade e reconhecimento. Embora isso possa ser verdade, ele pode ir nos dois sentidos. Houve muitas empresas que descarrilaram completamente devido às mídias sociais e suas formas de propagação de más notícias rapidamente. O fato de que as pessoas são capazes de compartilhar o que quiser com todos eles sabem com o toque de um botão pode fazer uma avaliação ruim ou má experiência do cliente se espalhar como rastilho de pólvora. Quando isso acontece, há muito pouco que podemos fazer para contê-lo ou agir contra ele?


U
m grande exemplo disso foi quando McDonalds teve um desastre de marca quando os clientes estavam compartilhando suas experiências ruins no twitter com a hashtag #McDStories. Torna-se extremamente popular e as pessoas de todo o mundo começou a falar de más experiências que tiveram em um dos seus estabelecimentos, enquanto sempre usando o # McDStories. Assim, qualquer pessoa que queria ver novas histórias postadas, só precisa digitar nesse hash tag e eles seriam capazes de ler tudo sobre o assunto. Esta foi uma grande marca que tem uma quantidade incrível de recursos e eles ainda assim foram afetados. O curso de ação que você teria se você de repente começou a ter um monte de questões negativas?
As pessoas são muito rigorosas nos dias de hoje, se você fornecer má experiência ao cliente, conteúdo ruim, acidentalmente ofender alguém, ou qualquer outra coisa, você está arriscando sua imagem e de toda a empresa. Você precisa ter certeza de que tudo que você faz em suas campanhas de mídia social estão ok e não terá qualquer comentários contrário.

Comportamento de usuários ruins

Bad Behaving Users

Você acabará caindo nas mãos de internautas que só vão colocá-lo para baixo em todos os sentidos, só porque eles podem e ninguém sabe quem eles são. Mídia social pode atrair algumas personalidades muito complexas e você ainda vai precisar lidar com cada um de forma profissional. Uma vez que a mídia social permite que as pessoas digam o que querem sem a necessidade de ser responsável por isso e sem a necessidade de se sentir culpado, você vai ver algumas coisas horríveis sendo postadas. De qualquer forma, não deixará uma  bom imagem de sua empresa para os outros espectadores. Há pouco que você possa fazer sobre isso.
Alguns sites de mídia social permite que você bloqueie usuários, mas às vezes isso pode apenas alimentar o fogo. Uma vez que eles são capazes de fazer apenas uma outra conta na mídia social de graça, se eles estão tentando desintegrar seus nervos, você vai vê-los de volta como um usuário diferente armando mais um barraco. Agora, a ameaça real é quando várias pessoas se reúnem e começam a formar uma multidão. Tenho certeza que você já ouviu falar de mentalidade multidão, o termo pode ser definitivamente associado com as mídias sociais. A medida que o número de pessoas falando mal de sua maraca aumentar, sua empresa rolará como uma bola de neve, pela encosta. O #McDStories pode se encaixam nesse exemplo também. Ele só começou como uma pessoa, mas, em seguida...
Em conclusão, estas seis razões devem ser o suficiente para você pensar duas vezes antes de usar a mídia social como uma ferramenta para tentar salvar seu negócio. Pode ser bom para algumas empresas que têm tempo e dinheiro, para a sua pode não ser. Provavelmente seria muito melhor usar seu tempo e esforço em outras estratégias que podem ser muito mais eficazes e baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Participe de Promoções

* E-mail:
* Repita:
 

RivemaSoft | Webhost

Parceiros

Mais Lidos

Sobre o CarecaCabeludo

O Careca Cabeludo tem tudo o que você precisa, e caso haja algo que você quer e não encontra, pode ter certeza que o careca tem e posta para você. Basta enviar solicitação. Tudo sobre tecnologia, ti, hospedagem de sites, leilões, classificados, dowloads de jogos, filmes, revistas e muito mais.