Criando Mascote em Adobe Illustrator


Olá turma! Hoje vamos fazer uma paradinha show-de-bola. Seguindo este passo a passo você vai aprender a desenhar uma personagem muito simpática em estilo cartoon com um visual super nerd usado o Adobe Illustrator. A tarefa será executada em duas partes principais onde criaremos primeiro a cabeça e depois vamos trabalhar o corpo. começaremos à partir de formas básicas e com algumas técnicas de distorção e transformação você conseguirá obter efeitos profissionais de forma fácil e rápida. A ferramenta Blend também desempenha um papel importante neste tutorial, juntamente com alguns Brushes. Garanto a todos que será muito divertido e a técnica utilizada nesse exemplo poderá ser aplicada em vários outros projetos e o que vier na cabeça, ok? Então vamos que vamos!

1. Inicie um novo projeto

Carregue o Illustrator e vá em File > New para abrir um Novo documento em branco. Dê um nome para esse arquivo definindo as dimensões do mesmo e em seguida, selecione Pixels como Units e como RGB em Color Mode.
Em seguida, vá em Edit > Preferences > General e determine o Keyboard Increment para 1px. Estas definições irão ajudá-lo durante todo o processo de desenho.

diana_snakecharacter_tut_1

2. Criar a forma básica da Cabeça

Passo 1

Com a Polygon Tool inicie um polígono simples com as dimensões mostradas. Com a Direct Selection Tool (A) selecione apenas os dois pontos do topo, em seguida, vá em File > Scripts > Round Any Corner e aplique um Radius de 15.
Você pode baixar a ferramenta Round Any Corner Script via RivemaSoft.com.br na seção DOWNLOADS, instale-o e reinicie o Illustrator. Após instalado, você deve encontrar o script no menu File em Scripts.
 
diana_snakecharacter_tut_2

Passo 2

Com Add Anchor Point Tool (+) e adicione um ponto extra no topo do polígono. Com Direct Selection Tool (A) selecionar apenas este ponto e mova 10px para baixo, pressionando Down Arrow Key no teclado dez vezes. Use o Convert Anchor Point Tool (Shift-C) para gerar as alças e transformar os três pontos no topo do canto para suavizar.

diana_snakecharacter_tut_3

Passo 3

Selecione apenas os pontos da esquerda e da direita, em seguida, vá em File > Scripts > Round Any Corner e aplique um Radius de 10. Como resultado, você vai ter os cantos arredondados. Agora, selecione os quatro pontos indicados para movê-los 5px para baixo, pressionando Down Arrow Key cinco vezes.

diana_snakecharacter_tut_4

Passo 4

Com Add Anchor Point Tool (+) adicionar um ponto extra no meio dos lados superiores esquerdo e direito, em seguida, movê-los um pouco para dentro. Em seguida, selecione apenas os pontos da base e mova-os 10px para cima.

diana_snakecharacter_tut_5

Passo 5

Novamente com a Add Anchor Point Tool (+) adicione um ponto extra nas laterais inferiores esquerda e direita da forma. Com a Direct Selection Tool (A) selecione apenas o ponto acrescentado à esquerda e vá até Object> Transform> Move. No tipo de campos Horizontal e Vertical 5px 10px e, em seguida, clicar em OK. Também mover o ponto adicional no lado direito, mas usar as outras configurações mostradas. Quando você terminar, execute a Round Any Corner e aplicar um Radius de 20 a fim de transformar esses dois pontos em pontos suaves.

diana_snakecharacter_tut_6

Passo 6

Mova os pontos da base um pouco para dentro, usando as Arrow Keys, em seguida, executar a Round Any Corner e aplicar um Radius de 30.
 
diana_snakecharacter_tut_7

Passo 7

Neste ponto, a forma principal da cabeça é basicamente imediata. Tudo que você tem a fazer é ter certeza de que cada ponto de ancoragem tem duas alças (nós não precisamos de cantos) e que as curvas são suaves. Vamos chamar esta forma de "cabeça-básica."

diana_snakecharacter_tut_8

3. Colorir a cabeça da serpente

Passo 1

CopyPaste in Back (Control-B), o objeto "cabeça-básica" e bloquearemos a forma original por um momento. Agarre a Direct Selection Tool (A) e arraste a seleção sobre os pontos de fundo, como indicado, em seguida, passar esses pontos para baixo. O caminho laranja é o que você deve pegar e vou nomeá-la forma "boca-básica". Em seguida, preencher a "cabeça-básica" com a cor indicada.

diana_snakecharacter_tut_9

Passo 2

CopyPaste in Front (Control-F), a "cabeça-básica" e depois trazê-la para frente de tudo, indo para Object > Arrange > Bring to Front (Shift-Control-]). Agora, pegue a Ellipse Tool (L) e desenhe uma elipse sobre a cabeça com as dimensões mostradas. Selecione esta elipse e também a cópia da "cabeça-básica" e pressione Intersect no painel Pathfinder. Encha a forma resultante com o gradiente linear apresentado e acertar o ângulo de 90 graus.

diana_snakecharacter_tut_10

Passo 3

Primeiro fazer uma outra cópia do "cabeça-básica" na frente, em seguida, desenhar uma elipse acima. Selecione os dois e pressione Intersect no painel Pathfinder. Encha a forma resultante com o gradiente linear apresentado e acertar o ângulo de 90 graus.

diana_snakecharacter_tut_11

Passo 4

Agora, selecione as três formas verdes criados em seguida, e no menu Object > Blend > Blend Options defina 40 Specified Steps. Volte para Object > Blend > Make (Alt-Control-B).
 
diana_snakecharacter_tut_12

4. Crie o Boca da Serpente

Passo 1

Faça outra cópia do "cabeça-básica" e traga-a para frente. Selecione "boca-basic" e "cabeça-básica" e pressione Subtract no painel Pathfinder. Encha com a forma resultante do gradiente radial mostrada. Vou nomear esta forma como "boca".

diana_snakecharacter_tut_13

Passo 2

Copy e Paste in Front (Control-F) a "boca" em seguida, selecione Scissors Tool (C) e clique sobre os dois pontos indicados (1). Isso irá reduzir a forma em dois caminhos e você precisa manter apenas o de baixo (2). Aplique neste caminho uma Art Brush chamado "Tapered Stroke", que você pode encontrar em Brush Libraries Menu > Artistic > Artistic_Ink. Defina o Stroke Weight para 0.5pt (3). Adicionar outro atributo a partir do menu fly-out do painel Appearance e para isso, use uma Blend Art Brush preto. Defina o Stroke Weight para 0,75 pt (4). Use as cores do caminho como indicado.
 
diana_snakecharacter_tut_14

5. Crie o focinho da Cobra

Passo 1

Desenhe uma elipse com as dimensões mostradas na cabeça da serpente (1). Distorcer esta elipse movendo os pontos de ancoragem para a esquerda e para a direita um pouco para fora e também mover as alças (2). Faça uma cópia da "cabeça-básica" e trazê-lo na frente (3). Agora, selecione essa cópia e da nova forma e pressione Intersect no painel Pathfinder. Encha com a forma resultante da cor indicada (4). Vou citar esta forma como "focinho-1".

diana_snakecharacter_tut_15

Passo 2

Com a Ellipse Tool (L) desenhar uma elipse como na imagem, em seguida, Copy e Paste in Front (Control-F) "focinho-1". Selecione esta cópia e a elipse e pressione Intersect no painel Pathfinder. Encha a forma resultante com o gradiente linear apresentado e acertar o ângulo de 90 graus. Vou citar esta forma "focinho-2".

diana_snakecharacter_tut_16

Passo 3

Selecione "focinho-1" e "focinho-2", em seguida, vá até Object > Blend > Blend Options e escolher 40 Specified Steps. Volte para Object > Blend > Make (Alt-Control-B).
 
diana_snakecharacter_tut_17

6. Crie os Olhos da Serpente

Passo 1

Pegue a Ellipse Tool (L) e desenhe duas 40 x 60px elipses então organizá-los como na imagem. Na sequência desenhar dois círculos e preenchê-los com o gradiente mostrado. Finalmente, desenhe dois círculos menores e selecione o branco como a cor de preenchimento.

diana_snakecharacter_tut_18

Passo 2

Em seguida, pegue a Pen Tool (P) e desenhe três pares de caminhos a seguir as bordas dos olhos. Curso esses caminhos com a Blend Art Brush preto, em seguida, dê um duplo clique no painel Appearance sobre o caminho aplicado para abrir a janela Stroke Options. Lá, definir o Colorization para Tints e clique em OK. Agora, mudar as cores, conforme indicado. A espessura Stroke Weight para os caminhos azuis é 2pt e para o resto 1pt.
 
diana_snakecharacter_tut_19

Passo 3

Com a Pen Tool (P) desenhe quatro formas como abaixo e selecione o branco como a cor de preenchimento. Copy e Paste in Front (Control-F) essas formas e enchê-los com um gradiente linear de preto para branco. Agora, selecione uma das formas brancas e também a cópia acima e selecione Make Opacity Mask no menu fly-out do painel Transparency. Repita o mesmo processo para as outras formas. Finalmente, o Group (Control-G) as quatro reflexões obtidas e reduzir a Opacity para 50%.
 
diana_snakecharacter_tut_20

7. Criar as narinas da serpente

Passo 1

Usando a Ellipse Tool (L) desenhar duas elipses, em seguida, organizá-los sobre o focinho como na imagem. Encha-os com o gradiente mostrado em seguida, vá para Effect> Stylize e aplicar o efeito Drop Shadow. Use as configurações mostradas para a narina esquerda e direita.

diana_snakecharacter_tut_21

Passo 2

Agora você precisa mascarar a sombra. Primeiro, faça uma cópia de "focinho-1" e trazê-lo na frente de tudo. Excluir a cor de preenchimento existente. Selecione, essa cópia e também as narinas e ir para Object> Clipping Mask> Make (Control-7).
 
diana_snakecharacter_tut_22

Passo 3

Pegue a Pen Tool (P) e desenhe dois caminhos acompanhando as bordas superiores das narinas. Contorná-las com a Blend Art Brush preto, em seguida, definir o Colorization para Tints como anteriormente e mudar a cor do traço.

diana_snakecharacter_tut_23

Passo 4

Desenhar uma forma de amêndoa ("inside-narina-1"), em seguida, vá até Object > Transform > Scale, tipo 20% no campo Scale e duplique-o com o Copy. Você vai ter o formato menor no meio e preencha com verde escuro ("inside-narina-2"). Organizar essas duas formas sobre a narina direita, em seguida, duplicar espelhando para o outro lado.
Selecione "inside-narina-1" e "inside-narina-2" acima da narina direita, em seguida, ir para Object > Blend > Blend Options e escolher 20 Specified Steps. Volte para Object> Blend> Make (Alt-Control-B). Repita a mesma coisa que o uso da "inside-narina-1" e "inside-narina-2" acima da narina esquerda.

diana_snakecharacter_tut_24

Passo 5

Entre as narinas vamos adicionar algumas sardas para melhorar a fofura. Organizar alguns pequenos círculos como na imagem e preenchê-los com um gradiente radial do preto para o branco. Group (Control-G) todos eles, em seguida, definir o grupo para Blending Mode Multiply15% Opacity.
 
diana_snakecharacter_tut_25

8. Crie as Presas e a língua bifurcada

Passo 1

Para as presas da cobra simplesmente desenvolver duas formas, como abaixo, usando a Pen Tool (P). A cor de preenchimento indicada é de 5% preto. Envie as presas atrás do focinho da cobra.

diana_snakecharacter_tut_26

Passo 2

Agora, vamos criar a língua bifurcada. Primeiro, pegue a Pen Tool (P) e desenhe dois caminhos, como abaixo. Preenchendo com uma Art Brush chamada "Tapered – Sharp" que você pode encontrar na Brush Libraries Menu > Artistic > Artistic_Ink. Definir os pesos do curso, como indicado. Para transformar os traços em preenchimentos ir para Object> Expand Appearance então Ungroup (Shift-Control-G) duas vezes.
Selecione as formas resultantes e pressione Add no painel Pathfinder, a fim de obter um caminho composto. Neste ponto, basta fazer alguns ajustes na parte superior e da língua e está pronto.

diana_snakecharacter_tut_27

Passo 3

Encha a língua com o gradiente linear mostrado em seguida, enviá-lo para trás o focinho da cobra.

diana_snakecharacter_tut_28

9. Crie os Óculos Nerd

Passo 1

Use a Ellipse Tool (L) para desenhar uma elipse, em seguida, distorcê-la, movendo os pontos-âncora e as alças como na imagem. Encha a lente com branco e reduzir a Opacity para 35% (por razões de clareza eu usei uma outra cor em vez de branco). Refletir a lente certa para obter a esquerda.

diana_snakecharacter_tut_29

Passo 2

Copy e Paste in Front (Control-F) as lentes, eliminar a cor de preenchimento e dar-lhes um 9pt Stroke usar qualquer cor. Pressione o ícone Align Stroke to Outside no painel Stroke (1). Para transformar os traços em preenchimentos ir para Object> Expand Appearance então Ungroup (Shift-Control-G) (2). Para modificar a forma dos quadros, com a ferramenta Direct Selection Tool (A) nos pontos indicados e movê-los um pouco no sentido indicado pelas setas (3). O resultado deve ser semelhante abaixo (4).

diana_snakecharacter_tut_30

Passo 3

Com a Pen Tool (P) desenhe uma forma como na imagem como ponte, em seguida, as duas formas nas laterais. Agora, selecione os quadros, a ponte e os dois cantos e pressione Add no painel Pathfinder. Encha o caminho composto resultante com preto.

diana_snakecharacter_tut_31

Passo 4

CopyPaste in Front (Control-F), o quadro obtido no passo anterior e alterar a cor de preenchimento (1). Copy e Paste in Front (Control-F) o quadro verde e movê-lo 3px para a esquerda, pressionando a Left Arrow Key do teclado (2). Agora, selecione os quadros verdes e laranja e pressione Subtract no painel Pathfinder. Encha com a forma resultante branco e reduzir a Opacity de 40% (3).

diana_snakecharacter_tut_32

Passo 5

Em seguida, desenhe um retângulo sobre a ponte e preenchê-lo com o gradiente linear mostrado.

diana_snakecharacter_tut_33

Passo 6

Group (Control-G) todas as formas que compõem os óculos e uma vez que tudo é vetor, escalá-lo cerca de 44%. Coloque os óculos sobre os olhos da cobra, em seguida, enviá-los por trás das narinas, mas na frente do focinho. Finalmente, desenhe duas formas retangulares como as pernas dos óculos e enviá-los por trás de tudo.

diana_snakecharacter_tut_34

A cabeça da serpente está pronta agora e este é o seu rosto bonito:

diana_snakecharacter_tut_35

10. Criar as formas básicas do corpo

Passo 1

Pegue a Rounded Rectangle Tool e desenhe duas formas com as dimensões mostradas. Ir para Effect> Warp e aplicar o Arc Lower e efeitos Arc Upper. Quando estiver pronto, selecione Expand Appearance e Ungroup (Shift-Control-G). Vou citar as formas "corpo-grande" e "corpo-pequeno" resultantes.

diana_snakecharacter_tut_36

Aqui estão as configurações que eu usei:

diana_snakecharacter_tut_36_2

Passo 2

Com a Pen Tool (P) para desenhar um caminho ondulado no lado esquerdo e acariciá-lo com o "Tapered – Round" Art Brush. Defina o Stroke Weight para 2.25pt. Selecione Expand Appearance então Ungroup (Shift-Control-G) duas vezes. Siga a seqüência de imagens e modificar esta forma simplesmente movendo alguns dos pontos de ancoragem. A forma azul é o que você deve pegar e vou nomeá-lo "pecoço".

diana_snakecharacter_tut_37

Passo 3

Para a cauda, basta desenhar um outro caminho ondulado como na imagem. Suavizá-lo com o "Tapered – Sharp" Art Brush e definir o Stroke Weight para 0.56pt. Selecione Expand Appearance depois Ungroup (Shift-Control-G) duas vezes. Faça parte inferior da cauda espessa, movendo alguns dos pontos de ancoragem.

diana_snakecharacter_tut_38

11. Cor do corpo da serpente

Passo 1

Primeiro, selecione "pescoço" e "corpo-grande" e pressione Add no painel Pathfinder. A forma resultante é chamado "corpo-completo". Preencha esta forma com o gradiente da esquerda e definir o ângulo de -90 graus. Use o mesmo gradiente de "corpo-pequeno", mas definir o ângulo de 0 graus. Para usar na cauda o gradiente da direita.

diana_snakecharacter_tut_39

Passo 2

Use a Pen Tool (P) para desenhar um caminho aproximadamente no meio de cada parte do corpo. Agora, selecione "corpo-grande" e o caminho de laranja por cima e pressione Divide no painel Pathfinder então Ungroup (Shift-Control-G). Você vai ter duas metades, mas manter apenas a forma de luz verde selecionado abaixo (chamado de "barriga") e excluir o outro. Repita a mesma coisa para o "corpo-pequeno" e para a cauda usando os outros dois caminhos de laranja.

diana_snakecharacter_tut_40

12. Adicionar textura na barriga da Serpente

Passo 1

Desenhe um caminho ligeiramente curvado com a Pen Tool (P) e dar-lhe um Stroke preto 1pt. Arrastá-lo para o painel Pincéis e escolha New Brush Scatter.
Em seguida, desenhe um outro caminho ondulado sobre "corpo-grande" e suavizá-lo com o pincel Scatter salvo. Se você clicar duas vezes no painel Aparência sobre o elemento aplicado para abrir a janela Opções de traçado, você pode alterar alguns dos valores para Espaçamento, rotação e tamanho, se necessário. O importante é que os pontos finais de cada trajeto para ultrapassar as bordas da "barriga". Quando estiver satisfeito  com o seu traçado, selecione Expand Appearance e Desagrupar (Shift-Control-G) duas vezes.
Agora, selecione todos os pequenos caminhos obtidos e Grupo (Control-G)-los. Faça uma cópia, porque você vai precisar deles novamente. Selecione este grupo e da "barriga" e pressione Dividir no painel Pathfinder. Encha o grupo resultante de formas com o gradiente radial mostrado.

diana_snakecharacter_tut_41

Estas são as configurações que eu usei para o Pincel Scatter:
 
diana_snakecharacter_tut_42

Passo 2

Levar em frente a cópia do grupo de pequenos caminhos. AVC-los com a mistura de Arte Pincel preto, então duplicar este atributo Curso pressionando o ícone do item selecionando Duplicate na parte inferior do painel Aparência. Tendo o atributo Curso do fundo selecionado, vá para Effect> Distort & Transform> Transform e aplicar a configuração mostrada. O Curso de peso é 1pt e as cores do curso são indicados (Colorization definido para Tons).

diana_snakecharacter_tut_43

Passo 3

Faça uma cópia da barriga e traga-a para frente de tudo. Excluir o preenchimento gradiente existente. Agora, selecione o grupo de caminhos traçados e da cópia da barriga e ir para Object> Clipping Mask> Make (Control-7).
Repetir o mesmo processo para adicionar esta textura sobre as outras duas partes do corpo ("corpo-pequeno" e cauda).

diana_snakecharacter_tut_44

13. Adicionar detalhes no dorso da Serpente

Passo 1

Use a Ellipse Tool (L) para desenhar algumas elipses e preenchê-las com a cor indicada. Gire e organizá-los ao longo da borda do Grupo "corpo-cheio", como na imagem. (Control-G) todas as elipses, em seguida, ir para Effect> Distort & Transform> Asperize e aplicar as configurações abaixo. Quando estiver pronto, selecione Expand Appearance.
 
diana_snakecharacter_tut_45

Passo 2

Com a Pen Tool (P) desenhe um caminho sobre o dorso da cobra. AVC este caminho com a versão branca da mistura Art Brush. Situado a 10% de opacidade.
 
diana_snakecharacter_tut_46

Passo 3

Copiar e Colar no Front (Control-F) "corpo-grande" e trazê-lo para frente de tudo, indo para Objeto> Organizar> Trazer para a frente (Shift-Control-]). Excluir o preenchimento de gradiente. Selecione esta cópia, juntamente com o grupo de elipses escuras e o caminho branco e vá para Object> Clipping Mask> Make (Control-7).
Repetir o mesmo processo para adicionar esses detalhes sobre as outras duas partes do corpo.

diana_snakecharacter_tut_47

14. Acrescentar detalhes na barriga da Serpente

Com a Ellipse Tool (L) criar algumas pequenas elipses e preenchê-las com a cor indicada. Organizá-las ao longo da barriga da cobra, um em cada segmento. Organizar também algumas elipses menores com cor branca, de lugar para lugar. Faça a mesma coisa sobre o "corpo-pequeno" e na cauda.

diana_snakecharacter_tut_48

15. Adicione sombra sob a Serpente

Primeiro, criar duas elipses na parte inferior da cobra. Preencha ambos com preto, mas reduzir a opacidade para a elipse maior para 0%. Tendo as elipses selecionada, vá em Object> Mistura> Blend Options e escolher 50 passos especificados. Volte para Object> Blend> Make (Alt-Control-B). Envie o grupo mistura resultante por trás de tudo, indo para Objeto> Organizar> Enviar para trás (Shift-Control-[) e está feito.

diana_snakecharacter_tut_49

Parabéns! Você terminou.

Espero que vocês tenham se divertido criando essa personagem. Eu sei que eu fiz. Este também é o meu primeiro tutorial de personagem então deixe-me saber se você gostou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Participe de Promoções

* E-mail:
* Repita:
 

RivemaSoft | Webhost

Parceiros

Mais Lidos

Sobre o CarecaCabeludo

O Careca Cabeludo tem tudo o que você precisa, e caso haja algo que você quer e não encontra, pode ter certeza que o careca tem e posta para você. Basta enviar solicitação. Tudo sobre tecnologia, ti, hospedagem de sites, leilões, classificados, dowloads de jogos, filmes, revistas e muito mais.